Com prefácio da professora Cristina Costa, fundadora do OBCOM e sua coordenadora até 2020, foi publicado em 2021 pela Intercom e Gênero Editora o e-book “Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão no Século XXI: Modos censórios, Resistências e Debates Emergentes” (aqui: https://www.portalintercom.org.br/uploads/wysiwyg/comunicacao-midias-e-liberdade-de-expressa-no-seculo-xxi.pdf).
Com organização de Nara Lya Cabral Scabin e Andrea Limberto Leite, também coordenadoras do Grupo de Pesquisa (GP) “Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão” da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o livro é dividido em quatro partes e conta com dois capítulos escritos por membros do OBCOM.
A parte I é composta por artigos que discutem os “Debates emergentes, direitos e discursos em disputa”; a parte II, Populismos e autoritarismos do século XXI, onde Daniela Osvald Ramos e Carla de Araujo Risso, atuais coordenadoras do OBCOM, publicaram o capítulo 8, “Modulação do populismo, regime de códigos e o espaço nas plataformas: o caso das eleições presidenciais em Portugal”. A parte III, “Silenciamentos reposicionados em plataformas digitais e no Jornalismo”, conta com o capítulo de José Ismar Petrola Jorge Filho, “Da censura na imprensa alternativa à pós-censura na comunicação em rede e as fake news”. O livro acaba na parte IV: “Resistências, ativismos e vozes cidadãs na arena pública”.